quarta-feira, 24 de março de 2010

Como poupar dinheiro para a viagem dos sonhos


Viajar é um dos maiores prazeres da vida. Não conheço ninguém que não goste. [Se vocês conhecerem, me avisem, porque preciso entrevistar uma figura rara como essa.] Porém, a maioria das pessoas não podem viajar pelo "simples fato" de não ter dinheiro. [É, não é tão simples assim.]

Prestes a realizar meu sonho de fazer um intercâmbio [e muitos sabem o quão caro que é], resolvi listar algumas dicas de como poupar dinheiro para realizar aquela viagem inesquecível. Vamos lá?
Anota aí:

1. Pacto da Poupança Amiga
É meio óbvio, mas é preciso reafirmar. Você tem que se comprometer com você mesmo, [quase um filme "eu, eu mesmo e irene", neste caso leia-se irene=dinheiro] que por hipótese alguma, mexerá nessa conta. Esqueça que existe e só lembre dela quando seu salário sair. Porque este é outro aspecto importante que será detalhado no próximo tópico.

2 - Meu salário encolheu
É isso mesmo. A partir de agora você vai pensar que ganha menos. Calcule seus gastos mensais necessários [vou precisar descrever o que é necessário para você?], aumente um pouco para os gastos que surgem vez por outra e abata de seu salário. Todo mês você irá tirar determinada quantia para colocar na sua Poupança Amiga. Se sua viagem já estiver perto, essa quantia tem que ser ainda maior, ok?

[Vale salientar que é mais fácil juntar dinheiro quando já tem a viagem planejada e sabe quanto vai gastar. Mesmo quando sabe mais ou menos. Convém alertar que a poupança precisa estar superior às suas previsões, para não passar sufoco ao invés de curtir a viagem.]

3 - Reavalie suas necessidades
Se a viagem é uma prioridade para você, verifique se há gastos desnecessários. Basta rever seu dia a dia para identificar onde poderá poupar. Se você fuma, ótima oportunidade para diminuir um pouquinho, hein? Se bebe demais, nada de exageiros nas próximas vezes. É, parece meio torturante, mas é algo que você colherá futuramente. Compensa, te garanto!

4 - Vender artigos
Todos nós temos coisas que não usamos mais. Sejam elas roupas, coisas de casa, de jardim, ou seja lá o que for. Por outro lado, existem pessoas que são interessadas nesses artigos. Então você livra-se do que já não usa, e de quebra, ganha um dinheirinho. =D

E para isso, existem várias maneiras de o fazer. Pode ser numa feira da sua cidade, tipo a "Feira da Ladra". Ou pode registrar-se naqueles sites de leilões, como Mercado Livre, Miau.pt e eBay. Dependendo do que for, vale até anunciar no jornal.

[Lembro de uma vez que queria ir a um congresso em Belo Horizonte e não tinha dinheiro. Fui atrás de ajuda da universidade que dividindo para todos dava uns R$ 20 para cada. Resolvi começar a vender canetas a amigos. Nessa brincadeira consegui viajar. Foi maravilhoso!]

5 - Horas extra e/ou Freelancer
Pergunte ao seu patrão se você pode fazer horas extra [remunerada, é claro!]. Se a resposta por negativa, tenta conseguir um freela que seja compatível ao seu emprego.

6 - Vira professor, oras!
Se você é um excelente estudante, ou tem muito conhecimento sobre algo, considere dar aulas particulares (inglês, português, violão, informática, etc).

Bom, espero que tenha ajudado com algumas dicas. Se alguém tiver mais idéias, comenta.
Junte dindin e boa viagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário